top of page

Psicanálise e Depressão

  • Dani Bonachela
  • 3 de fev. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de abr.


ree

De acordo dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, algo em torno de 15,5% da população brasileira sofre ou já sofreu de depressão.


Primeiramente, é importante diferenciar tristeza de depressão. De forma bastante simplificada, na tristeza existe sempre um motivo específico deflagrador, uma perda muito grande (de algo ou de alguém), um acontecimento dolorido, uma decepção grave, etc. A tristeza é um sentimento normal do ser humano e tende a melhorar com o tempo, raramente interferindo na rotina do indivíduo que mantém seu funcionamento mental preservado.


Já na depressão o motivo nem sempre é claro e os principais sintomas são: forte desânimo, dificuldade em sentir prazer nas coisas da vida, tédio, desesperança, angústia, desespero, irritabilidade, falta de vontade para cuidar até mesmo da higiene pessoal, pessimismo profundo, desejo de morte, sentimento de baixa autoestima, sentimento de incapacidade, lentidão de pensamento, falta de concentração, etc.


A depressão é uma doença, que deve ser tratada pelo médico psiquiatra, muitas vezes com o auxílio de medicamentos para equilibrar tanto os casos de predisposição genética, quanto a desordem bioquímica cerebral. Mas enquanto a psiquiatria investiga a fisiologia, respondendo, na maioria das vezes, com o remédio para amenizar a dor, a psicanálise abre a possibilidade do sujeito remediar o próprio sofrimento com a palavra.


A psicanálise compreende que certos tipos de problemas vêm de sentimentos, pensamentos e comportamentos escondidos profundamente na mente inconsciente. Compreende também que o presente é moldado pelo passado, sendo que as ações atuais de um indivíduo estão diretamente ligadas às experiências da primeira infância. E, se a psicanálise ocupa esse lugar de investigação clínica do inconsciente, ela acena com o caminho da possibilidade de auxiliar o indivíduo a sair desse estado, identificando os conflitos e os bloqueios que estão causando a depressão, bem como expressando os sentimentos e os pensamentos que estão sendo bloqueados.






 
 
 

1 comentário


Do Mi
Do Mi
07 de fev. de 2023

Muito interessante!! 👏

Curtir

©2030 

bottom of page